Airfryer

Como surgiu? Quem inventou? Minha curiosidade e devoção pela Airfryer me fez mergulhar em uma grande pesquisa sobre a Airfryer.

Ao contrário do microondas e o fogão, o AirFryer é uma novidade tecnológica mais recente, ou seja, algo mais moderno do que estamos acostumados a lidar em nossas cozinhas.

Essa tecnologia de fritura a ar foi desenvolvida em 1989, mais precisamente pelo inventor americano Chad S. Erickson.

Tive a oportunidade de conversar Erickson, hoje com 66 anos. Ele mora na cidade de Lindstrom no estado de Minnesota, nos Estados Unidos.

Publicitário de formação e pós graduado em psicologia, Chad é inventor desde 1976 e possuiu mais de 20 patentes no mercado.

Ele me contou que nunca quis ser “um cara de publicidade” e que sua paixão era realmente desenvolver novidades.

O pai do AirFryer decidiu desenvolver a tecnologia por que estava realmente convencido de que as pessoas estavam mais conscientes sobre como se alimentavam e o quanto este estilo de vida desregrado impactava na própria saúde.

Inventor da Airfryer
Inventor da Airfryer

“Lembro de ter visto várias técnicas similares” disse ele. Mas, segundo Erickson nada era capaz de manter o alimento e as qualidades nutritivas em bom estado.

E uma das maiores dificuldades era fazer o ar circular em alta velocidade sem queimar as pessoas e o próprio equipamento. A partir dessa premissa Chad começou a realizar pesquisas em restaurantes e equipamentos industriais para se inspirar.

Foram quatro anos de testes e visitas aos estabelecimentos até desenvolver uma fritadeira a ar acessível o suficiente para se ter em casa. Em 1989 finalmente Chad criou um equipamento muito similar ao que conhecemos hoje.

Na época Chad Erickson desenvolveu o “Jet stream oven” uma espécie de  “avô do Air Fryer” que foi lançado um ano depois, em 1990.

O eletrodoméstico valorizava a consistência e retinha os nutrientes dos alimentos em maior quantidade.

A máquina de Erickson foi certamente a fonte de inspiração para outras invenções no mundo todo. De lá para cá, o projeto passou por diversas alterações e modernizações no mercado.

Já o equipamento AirFryer chegou ao Brasil em 2011 e precisou de algumas mudanças técnicas para comportar os alimentos que estamos habituados a comer por aqui.

Desde então o AirFryer ficou popular entre os consumidores de comida saudável  e atualmente já é possível encontrar mais de 100 marcas e modelos espalhadas pelo mundo.

Inventor Airfryer
Inventor Airfryer
Compartilhe boas ideias: